terça-feira, 30 de dezembro de 2014

A VERDADEIRA EDUCAÇÃO

“Deus diz ao jovem: ‘Dá-Me, filho
Meu, o teu coração’. O Salvador do mundo Se agrada em que as crianças e jovens Lhe deem o coração. Há talvez um grande exército de crianças que serão encontradas fiéis a Deus por andarem na luz, assim como Cristo está na luz. Amarão ao Senhor Jesus, encontrando prazer em agradar-Lhe. Não ficarão impacientes quando reprovadas; mas alegrarão o coração do pai e da mãe com sua bondade, paciência, boa vontade para fazer tudo quanto puderem para ajudá-los a suportar os fardos da vida diária. Através da infância e juventude, serão achados fiéis discípulos de nosso Senhor.

Crianças e jovens podem ser em seus primeiros anos uma bênção no lar. Que desgosto ver filhos de pais tementes a Deus, indisciplinados e desobedientes, ingratos e voluntariosos, decididos a seguir seus próprios caminhos a despeito das perturbações ou mágoas que ocasionem aos pais! Satanás se delicia em governar o coração das crianças e, caso lhe seja permitido, lhes inspirará o próprio odioso espírito.

OBEDIÊNCIA AOS PAIS

Os pais podem fazer tudo que estiver ao seu alcance para proporcionar aos filhos todo privilégio e instrução, a fim de que entreguem o coração ao Senhor; todavia, esses filhos podem recusar andar na luz e, por seu mau proceder, lançar desfavoráveis reflexos sobre os pais que os amam, e cujo coração anela vê-los salvos.

É Satanás que tenta as crianças a andar num caminho de pecado e desobediência; e depois, caso lhe seja permitido, lhes tirará a vida enquanto
ainda se encontram em pecado a fim de lhes cortar toda esperança de salvação, ferindo, como a espada, o coração dos piedosos pais e mães, que se prostrarão com uma dor incurável pela final impenitência e rebelião dos filhos contra Deus…

Crianças e jovens, suplico-lhes pelo amor de Cristo que andem na luz. Sujeitem sua vontade à vontade de Deus. Quando ‘homens perversos quiserem tentar você, não deixe’ (Provérbios 1:10). Observem o caminho do Senhor, pois não fruirão paz na transgressão. Mediante mau procedimento trarão descrédito sobre seus pais e desonra sobre a religião de Cristo. Lembrem-se de que sua vida se acha registrada nos livros do Céu, para ser aberta ao Universo reunido. Pensem que vergonha, que remorso vocês sentiriam, caso fosse sua infeliz sorte perder a vida eterna!

‘Escutem quando eu os corrijo. Eu darei bons conselhos e repartirei a Minha sabedoria com vocês. […] Então vocês Me chamarão… Quem Me ouvir terá segurança, viverá tranquilo e não terá motivo para ter medo de nada’ (Provérbios 1:23, 28 e 33). Atendam à instrução de Cristo: ‘Vivam a sua vida enquanto vocês têm esta luz, para que a escuridão não caia de repente sobre vocês’ (João 12:35)” (Mensagens aos Jovens, capítulo 112 – “Uma Bênção no Lar”).

Lucas 2:40 e 52 – “Crescia o Menino e Se fortalecia, enchendo-Se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre Ele. […] E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens”.

“Em Sua sabedoria o Senhor determinou que a família seja a maior dentre todos os fatores educativos. É no lar que a educação da criança deve iniciar-se. Ali está a sua primeira escola. Ali, tendo seus pais como instrutores, terá a criança de aprender as lições que a devem guiar por toda a vida — lições de respeito, obediência, reverência, domínio próprio. As influências educativas do lar são uma força decidida para o bem ou para o mal. São, em muitos sentidos, silenciosas e graduais, mas, sendo exercidas na direção devida, tornam-se fator de grande alcance em prol da verdade e justiça. Se a criança não é instruída corretamente ali, Satanás a educará por meio de fatores de sua escolha. Quão importante, pois, é a escola do lar!” (O Lar Adventista, capítulo 28 – “A Primeira Escola da Criança”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário