sábado, 19 de agosto de 2017

COMENTÁRIOS DE ELLEN WHITE SOBRE A LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA 2017 - LIÇÃO 9 - 19 A 25 DE AGOSTO

Curta nossa página no Facebook.

Sábado à tarde, 19 de Agosto 

Paulo e Barnabé tinham aprendido a confiar no poder libertador de Deus. O coração deles estava cheio de fervente amor pelas almas a perecer. Como fiéis pastores na busca da ovelha perdida, não abrigavam o pensamento de facilidades ou conveniências próprias. Esquecidos de si mesmos, não fraquejavam quando cansados, famintos ou com frio. Eles tinham em vista um único objetivo - a salvação dos que vagueavam distantes do redil (Vidas que Falam, [MM 1971], p. 348).

O coração do Salvador está posto em Seus seguidores que cumprem o propósito de Deus em toda a sua altura e profundidade. Devem eles ser um nEle, embora se achem espalhados por todo o mundo. Mas Deus não os pode fazer um em Cristo, a menos que estejam dispostos a renunciar a sua vontade pela vontade dEle.
Quando o povo de Deus crer plenamente na oração de Cristo, quando praticar na vida diária as instruções nela contidas, a unidade de ação será um fato em nossas fileiras. Irmão estará ligado a irmão, pelos laços áureos do amor de Cristo. O Espírito de Deus, unicamente, é que pode efetuar essa unidade. Aquele que santificou a Si mesmo pode santificar também a Seus discípulos. Unidos a Ele, estaremos também unidos entre nós, na mais santa fé. Quando buscarmos essa unidade com o empenho que Deus deseja, iremos alcançá-la (Testemunhos Para a Igreja, v. 8, p. 243).

O povo foi tomado de admiração pela fervente e lógica apresentação feita por Paulo dos atributos do verdadeiro Deus - Seu poder criador e a existência de Sua soberana providência. Com ardente e férvida eloquência, o apóstolo declarou: "O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo Senhor do Céu e da Terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; nem tão pouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois Ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas." Atos 17:24 e 25. Os Céus não eram grandes o bastante para conter Deus, quanto mais os templos feitos por mãos humanas.
Nesse século de tantas diferenças sociais, quando os direitos dos homens não eram muitas vezes reconhecidos, Paulo expôs a grande verdade da fraternidade humana, declarando que Deus "de um só fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da Terra". À vista de Deus, todos são iguais; e cada ser humano deve ao Criador suprema obediência. Então o apóstolo mostrou como, mediante todo o trato de Deus com o homem, Seu propósito de graça e misericórdia corre como um fio de ouro (Atos dos Apóstolos, p. 238).

Em cada esforço para alcançar as mais altas classes, o obreiro de Deus necessita de forte fé. As aparências podem parecer desoladoras, mas na hora mais escura há luz do alto. A força dos que amam a Deus e a Ele servem será renovada cada dia. A mente do infinito está posta a seu serviço, para que ao executarem Seu propósito não cometam erro. Mantenham esses obreiros firme até o fim, o princípio de sua confiança, lembrando-se de que a luz da verdade de Deus deve brilhar em meio às trevas que envolvem nosso mundo. Não deve haver nenhum desalento em relação com o trabalho de Deus. A fé do consagrado obreiro deve resistir a cada prova que o alcance. Deus pode e está disposto a outorgar a Seus servos toda a fortaleza de que precisem e a dar-lhes a sabedoria que suas variadas necessidades imponham. Ele fará mais que cumprir as mais altas expectativas dos que nEle põem sua confiança (Atos dos Apóstolos, p. 242).

Notas de Jonath Soares da Silva

Parágrafo 1- Eis dois exemplos de altruísmo a serem copiados.
 
Parágrafo 2- Cristo opera em nós o querer e o efetuar (Filipenses 2:13), porém, nada contra nossa própria vontade. É preciso que o humano se conecte ao divino para a vontade de Deus seja real na vida.
 
Parágrafo 3- Sempre me aguça o interesse textos que tratam sobre a unidade em Cristo, pois sempre me vem à memória as divisões que vemos na igreja. Se pararmos pra analisar essas divisões, levando em consideração que o povo de Deus sempre foi minoria e lembrando que o mundo jaz no maligno (1 João 5:19), é possível constatar, após uma sincera e séria reflexão, que não é o erro que causa a divisão, mas a proclamação da verdade. Os poucos atalaias que buscam tocar as trombetas no sonido certo são escrachados do meio do seu próprio povo. Vale à pena refletir nestas palavras.
 
Parágrafo 5- Por qual motivo devemos à Deus suprema obediência? Porque é Ele quem nos dá tudo e mantém a todos (Atos 17:24 e 25). Simples assim. Ele primeiro nos dá o motivo, só depois nos faz o chamado para cumprir o Seu querer.


Domingo, 20 de Agosto: O coração de Paulo

O homem não se pode transformar pelo exercício de sua vontade. Não possui faculdade por cujo meio esta mudança possa ser efetuada. O fermento - algo totalmente externo - precisa ser introduzido na farinha, antes de a alteração desejada efetuar-se. Assim a graça de Deus precisa ser recebida pelo pecador antes de ele ser tornado apto para o reino da glória. Toda cultura e educação que o mundo pode oferecer, fracassarão em fazer de um degradado filho do pecado, um filho do Céu. A energia renovadora precisa vir de Deus. A mudança só pode ser efetuada pelo Espírito Santo (Parábolas de Jesus, p. 96).

Os que esperam contemplar uma transformação mágica em seu caráter sem resoluto esforço de sua parte, para vencer o pecado, esses serão decepcionados. Não temos motivo para temer, enquanto olharmos a Jesus; razão alguma para duvidar de que Ele seja capaz para salvar perfeitamente a todos os que a Ele se chegam; mas podemos, sim, temer constantemente que nossa velha natureza de novo alcance a supremacia, que o inimigo elabore alguma cilada pela qual nos tornemos outra vez cativos seus. Devemos operar nossa salvação com temor e tremor, pois é Deus que opera em nós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade. Com nossas faculdades limitadas, devemos ser tão santos em nossa esfera, como Deus é santo na Sua. Na medida de nossa capacidade, devemos tornar manifesta a verdade e o amor e a excelência do caráter divino. Como a cera toma a impressão do sinete, assim deve a alma tomar a impressão do Espírito de Deus e reter a imagem de Cristo.
Devemos crescer diariamente em amabilidade espiritual. Havemos de falhar muitas vezes em nossos esforços por copiar o Modelo divino. Muitas vezes havemos de prostrar-nos em pranto aos pés de Jesus, por motivo de nossas faltas e erros; mas não nos devemos desanimar; cumpre orar mais fervorosamente, crer mais plenamente, e de novo tentar, com mais constância, crescer na semelhança de nosso Senhor. À medida que desconfiarmos de nossa capacidade, confiaremos na capacidade de nosso Redentor, e renderemos louvor a Deus, que é a salvação de nossa face, e nosso Deus (Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 336 e 337).

A promessa de Deus é: "Buscar-Me-eis e Me achareis quando Me buscardes de todo o vosso coração." Jer. 29:13.
O coração inteiro tem de render-se a Deus, ou do contrário não se poderá jamais operar a transformação pela qual é restaurada em nós a Sua semelhança. Por natureza estamos alienados de Deus. O Espírito Santo descreve nossa condição em palavras como estas: "Mortos em ofensas e pecados" (Efés. 2:1); "toda a cabeça está enferma, e todo o coração, fraco", "não há nele coisa sã." Isa. 1:5 e 6. Somos retidos nos laços de Satanás, "em cuja vontade" (II Tim. 2:26) estamos presos. Deus deseja curar-nos, libertar-nos. Mas como isto requer uma completa transformação, uma renovação de nossa natureza toda, é necessário rendermo-nos inteiramente a Ele (Caminho à Cristo, p. 43).


Notas de Jonath Soares da Silva


Parágrafo 1- Jesus já disse que é Ele que faz o querer e o efetuar (Filipenses 2:13), então não há como o homem buscar vencer o mal que há em si sem a ajuda do Redentor. É preciso que Cristo, que antes estava apartado de nós por conta do nosso pecado (Isaías 59:2), passe a nos regenerar ao ter em Seus braços a nossa vida, nossa mente, nosso coração. É impossível vencer o pecado? Ao homem é impossível. Mas se este estiver unido à Cristo, é impossível o pecado vencê-lo, pois tudo podemos nAquele que nos fortalece (Filipenses 4:13).


Parágrafo 2 e 3- É uma labuta diária. A santificação é obra de uma vida inteira. Mas tenhamos ânimo, pois Quem nos deu esta missão já mostrou que é possível concluí-la (João 16:33), e prometeu dar o galardão ao vencedor (Apocalipse 3:21). Vamos falhar sim, várias vezes, assim como uma criança falha bastante até que aprenda a escrever seu nome corretamente. Mas chegará o momento em que as falhas cessarão, pelo poder de Cristo, e faremos somente o correto, pois é o Seu Espírito que estará nos guiando, e quem é guiado por Deus não anda errando.
 
Segunda-feira, 21 de Agosto: O desafio da transformação

 
Jesus ajudou o mundo todo a obter um conhecimento inteligente de Sua missão e obra divinas. Ele veio para representar o caráter do Pai ao nosso mundo, e ao estudarmos a vida, as palavras e obras de Jesus Cristo, seremos auxiliados de todas as maneiras no aprendizado da obediência a Deus; ao imitarmos o exemplo que Ele nos deixou, seremos cartas vivas, conhecidas e lidas por todos os homens. Somos instrumentos humanos vivos para representar no caráter a Jesus Cristo perante o mundo.
Cristo deu não apenas regras explícitas mostrando como podemos nos tornar filhos obedientes, mas também nos mostrou através de Sua própria vida e caráter como fazer as coisas que são corretas e aceitáveis diante de Deus, de modo a não haver desculpa para não fazermos as coisas que são agradáveis a Sua vista. ...
O Grande Mestre veio ao nosso mundo para estar à testa da humanidade, e desse modo erguê-la e santificá-la por meio de Sua santa obediência a todos os requisitos divinos, mostrando que é possível obedecer a todos os mandamentos de Deus. Ele demonstrou que uma vida toda de obediência é possível. Como o Pai deu o Seu Filho, assim Ele dá ao mundo homens escolhidos, representativos, para exemplificarem em sua vida a vida de Jesus Cristo. Manuscrito 1, 1892 (Refletindo a Cristo, [MM 1986], p. 332).

Ouvi-o [Paulo] na corte de Festo, quando o rei Agripa, convencido da verdade do evangelho, exclama: "Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão!" Atos 26:28. Com que gentil cortesia, apontando para suas próprias cadeias, Paulo responde: "Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me estão ouvindo se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias." Atos 26:29.
Assim transcorreu sua vida, descrita em suas próprias palavras, "em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez." II Cor. 11:26 e 27 (História da Redenção, p. 313).

Hoje os seres humanos se acham diante de Deus com vestes sujas. Toda a sua justiça é "como trapo da imundícia". Isa. 64:6.
Satanás usa contra eles seu magistral poder acusador, apontando para suas imperfeições como evidência de sua fraqueza. Ele aponta desdenhosamente para as faltas dos que afirmam estar realizando o serviço de Deus. Eles têm sido enganados por Satanás, e ele pede permissão para destruí-los.
Mas eles confiam em Cristo, e Cristo não os abandonará. Ele veio a este mundo para tirar os seus pecados e imputar-lhes Sua justiça. Declara que mediante a fé em Seu nome podem obter perdão e caracteres perfeitos semelhantes ao de Cristo. Confessaram-Lhe seus pecados e pediram perdão, e Cristo declara que em virtude de olharem para Ele e nEle crerem, dar-lhes-á o poder de se tornarem filhos de Deus (Este Dia Com Deus, [MM 1980], p. 224)
.

Notas de Jonath Soares da Silva

Parágrafo 1- O que seria um conhecimento inteligente da missão e obra de Jesus? Seria ter todas as evidências de que a graça que nos basta (2 Coríntios 12:9) traz consigo requisitos de vida que são marcos que mostram quem são os verdadeiros servos e filhos de Deus, que guardam os Seus mandamentos por amor a Ele (João 14:15)? A graça barata pregada amplamente em nossos dias não cabe nas grandiosas promessas do Redentor. Os que aceitam Seu exemplo e permitem que Seu Espírito os habilite para a vida prática, este serão os servos escolhidos por Deus para mostrar ao mundo as maravilhas que Ele pode fazer através de Seus servos (Filipenses 4:13).


Parágrafo 4 a 6- Nossas falhas, pecados, ideias, atos, são representação da nossa justiça, e esta não passa de trapo de imundícia (Isaías 64:6). Satanás sabe da nossa incapacidade e nos acusa por conta das vezes que consegue nos derrubar. Mas nosso Salvador é mais poderoso, e enquanto confiamos em Sua justiça e pedimos sua proteção e poder, estaremos seguros de que Ele nos limpará de toda mácula maligna. Todo pecado pode ser abandonado. Todo defeito pode ser vencido. Os atributos do Céu podem ser realidade em nossa vida se a entregarmos inteiramente nas mãos do Salvador. Confessemos nossos pecados, aceitemos as vezes brancas de Cristo, e seremos filhos de Deus.

Terça-feira, 22 de agosto: Eu me tornei como vocês

 
A experiência do apóstolo Paulo ao defrontar-se com os filósofos de Atenas encerra uma lição para nós. Ao apresentar o evangelho no Areópago, Paulo enfrentou a lógica com a lógica, ciência com ciência, filosofia com filosofia. Os mais sábios de seus ouvintes ficaram atônitos e emudecidos. Suas palavras não podiam ser controvertidas. Pouco fruto, porém, produziu seu esforço. Poucos foram levados a aceitar o evangelho. Daí em diante Paulo adotou uma diversa maneira de trabalhar. Evitava os argumentos elaborados e as discussões de teorias e, em simplicidade, encaminhava homens e mulheres a Cristo como o Salvador dos pecadores.
Escrevendo aos coríntios acerca de sua obra entre eles, disse: “Eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e Este crucificado. A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus” (1 Coríntios 2:1, 2, 4-5; A Ciência do Bom Viver, p. 214, 215).

O próprio Jesus jamais comprou a paz mediante transigências. O coração transbordava-Lhe de amor por toda a raça humana, mas nunca era condescendente para com seus pecados. Era muito amigo deles para permanecer em silêncio, enquanto prosseguiam numa direção que seria a sua ruína — daqueles que Ele comprara com o próprio sangue. Trabalhava para que o homem fosse leal para consigo mesmo, leal para com seus mais altos e eternos interesses. Os servos de Cristo são chamados a realizar a mesma obra, e devem estar apercebidos para que, buscando evitar desarmonia, não transijam contra a verdade. Devem seguir “as coisas que servem para a paz” (Romanos 14:19); mas a verdadeira paz jamais será obtida com transigência de princípios. E ninguém pode ser fiel aos princípios sem despertar oposição. Um cristianismo espiritual sofrerá oposição da parte dos filhos da desobediência. Mas Jesus recomendou aos discípulos: “Não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma.” Os que são fiéis a Deus não têm a temer o poder dos homens nem a inimizade de Satanás. Em Cristo lhes está garantida a vida eterna. Seu único temor deve ser atraiçoar a verdade, traindo assim a confiança com que Deus os honrou (O Desejado de Todas as Nações, 356).

Preciso apresentar a nossos irmãos mensagem positiva. Não haja transigência com o mal. Enfrentai ousadamente as influências perigosas que surgirem. Não temais os resultados de resistir às forças do inimigo.
Nestes dias estão sendo ensinados muitos enganos como sendo verdades. Alguns de nossos irmãos têm ensinado pontos de vista que não podemos endossar. Ideias fantasiosas, interpretações forçadas e peculiares das Escrituras, estão-se introduzindo. Alguns desses ensinos talvez não pareçam agora senão jotas e tis, mas crescerão e se tornarão laços para os inexperientes.
Temos decidida obra a fazer. Não nos faça o inimigo desviar da proclamação da verdade definida para nossos dias, e nos encaminhe a atenção a ideias fantasiosas.
A menos que estejamos, individualmente, de todo alerta para discernir a operação do Espírito Santo, certamente havemos de tropeçar e cair nos satânicos laços da incredulidade. Rogo a meus irmãos que vigiem como pastores fiéis e guardiões sobre os inexperientes, os quais se acham expostos aos ardis de influências sedutoras. Mantende contínua vigilância quanto aos recifes e areias movediças que ameaçam destruir a fé nas mensagens que Deus nos tem dado para este tempo. Velai por almas como quem tem de dar contas [delas a Deus] (Mensagens Escolhidas, v. 1, 169). 


Notas de André Areia Santos

Parágrafo 1 e 2- Paulo não teve tanto sucesso com ciência, filosofia e lógica. Teve sucesso com uma mensagem simples e plenamente espiritual. O mundo está infestado de pregadores que desejam ser aplaudidos por sua forma bonita de falar, por seu conhecimento ou graduação acadêmica.


Parágrafo 3- Amar não significa ficar calado enquanto vemos nosso irmão afundando em pecados. Não devemos evitar a desarmonia transigindo contra a verdade. Não é verdadeira paz transigir.

Parágrafo 4- Muitos que enfrentam ousadamente as influências perigoas desses últimos dias são ferozmente atacados pelos filhos da desobediência, idólatras que confiam em outros homens. Mesmo assim graças a Deus não se deixam desanimar, e continuam firmes lutando contra lobos vestidos de ovelhas.


Parágrafo 5- Há mais de cem anos já ensinavam enganos como sendo verdades. Ideias fantasiosas e interpretações forçadas estão introduzidas. Antes pensavam ser pequeno, e hoje é um monstro. Quem tem olhos para ver, veja.

Parágrafo 7- Devemos vigiar como pastores fiéis e guardiões sobre os inexperientes, aqueles que ainda tem um conhecimento superficial das Escrituras. Aqueles que têm o dom do conhecimento, não deixe os lobos devorarem as ovelhas sem qualquer resistência. Deus há de cobrar!

Quarta-feira, 23 de agosto: Naquele tempo e agora


“O Senhor não retarda a Sua promessa.” 2 Pedro 3:9. Ele não Se esquece de Seus filhos, nem os negligencia; mas permite que os ímpios revelem seu verdadeiro caráter, para que ninguém que deseje fazer a Sua vontade possa ser iludido com relação a eles. Outrossim, os justos são postos na fornalha da aflição para que eles próprios possam ser purificados, para que seu exemplo possa convencer a outros da realidade da fé e piedade, e também para que sua coerente conduta possa condenar os ímpios e incrédulos.
Deus permite que os ímpios prosperem e revelem inimizade para com Ele, a fim de que, quando encherem a medida de sua iniquidade, todos possam, em sua completa destruição, ver a justiça e misericórdia divinas. Apressa-se o dia de Sua vingança, no qual todos os que transgrediram a lei divina e oprimiram o povo de Deus receberão a justa recompensa de suas ações; em que todo ato de crueldade e injustiça para com os fiéis será punido como se fosse feito ao próprio Cristo.
Há outra questão mais importante que deveria ocupar a atenção das igrejas de hoje. O apóstolo Paulo declara que “todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” 2 Timóteo 3:12. Por que é, pois, que a perseguição, em grande parte, parece adormentada? A única razão é que a igreja se conformou com a norma do mundo, e portanto não suscita oposição. A religião que em nosso tempo prevalece não é do caráter puro e santo que assinalou a fé cristã nos dias de Cristo e Seus apóstolos. É unicamente por causa do espírito de transigência com o pecado, por serem as grandes verdades da Palavra de Deus tão indiferentemente consideradas, por haver tão pouca piedade vital na igreja, que o cristianismo, é aparentemente tão popular no mundo. Haja um reavivamento da fé e poder da igreja primitiva, e o espírito de opressão reviverá, reacendendo-se as fogueiras da perseguição (O Grande Conflito, p. 48).

Estudai a história de José e de Daniel. O Senhor não impediu as maquinações dos homens que procuravam fazer-lhes mal; mas conduziu todos os planos para o bem de Seus servos, que no meio de provas e lutas mantiveram sua fé e lealdade.
Enquanto estivermos no mundo, encontraremos influências adversas. Haverá provocações para ser provada a nossa têmpera; e é enfrentando-as com espírito reto que as virtudes cristãs são desenvolvidas. Se Cristo habitar em nós, seremos pacientes, bondosos e indulgentes, alegres no meio das contrariedades e irritações. Dia após dia, e ano após ano, vencer-nos-emos a nós próprios e cresceremos num nobre heroísmo. Tal é a tarefa que sobre nós impende; mas não pode ser cumprida sem o auxílio de Jesus, firme decisão, um alvo bem determinado, contínua vigilância e oração incessante. Cada um tem suas lutas pessoais a travar. Nem o próprio Deus pode tornar nosso caráter nobre e nossa vida útil, se não colaborarmos com Ele. Quem renuncia à luta perde a força e a alegria da vitória.
Não precisamos guardar nosso próprio registro das provas e dificuldades, dos desgostos e tristezas. Todas essas coisas estão escritas nos livros, e o Céu tomará o cuidado delas. Enquanto relembramos as coisas desagradáveis, passam da memória muitas que são gratas à reflexão, como a misericordiosa bondade de Deus que nos rodeia a cada instante e o amor, de que os anjos se maravilham, com que deu Seu Filho para morrer por nós. Se como obreiros de Cristo sentis que tendes maiores cuidados e provas que os outros, lembrai-vos de que há para vós uma paz desconhecida dos que evitam estes fardos. Há conforto e alegria no serviço de Cristo. Mostremos ao mundo que não há insucesso na vida com Deus (A Ciência do Bom Viver, 287).


Notas de André Areia Santos

Parágrafo 1 e 2- Porque os ímpios prosperam e os justos são tão afligidos? Líderes e povo que afligem os leais pregadores da verdade presente e aclamam lobos vestidos de ovelha, arrependam-se antes que seja tarde.


Parágrafo 3- Porque não há tão feroz perseguição como no passado? Porque o "cristianismo" é tão popular? A igreja se conformou com o mundo.

Parágrafo 4- Estudar a história de José e Daniel.


Parágrafo 5- Os ímpios nos provocarão para provar nossa paciência. As virtudes cristãs se desenvolvem enfrentando isso com retidão. Ser alegre no meio de contrariedades e irritação não é fácil. Vencer a si mesmo deve ser o nosso ideal, mas sem Cristo nada conseguiremos. Deus não pode mudar nosso caráter sem nosso consentimento. Renunciar à luta é perder a força e a alegria da vitória.

Parágrafo 6- Ficar remoendo as desventuras passadas faz com que as bênçãos sejam esquecidas. Um nobre e afligido obreiro de Deus tem paz que os covardes não possuem.

Quinta-feira, 24 de agosto: Falando a verdade


Muitos estão vigorosamente convencidos da verdade, mas ou o marido ou a esposa impedem-nos de dar o passo à frente. Como pode alguém que está em comunhão com Cristo em Seus sofrimentos se recusar a obedecer-Lhe à vontade e fazer Sua obra? ... É seguindo o caminho da obediência com fé simples que o caráter atinge à perfeição. ...
Cristo nos promete poder suficiente para alcançar Sua elevada norma. Ele diz: "E tudo quanto pedirdes em Meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em Meu nome, Eu o farei. Se Me amardes, guardareis os Meus mandamentos. E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito de verdade, que o mundo não pode receber." João 14:13-17.
Considerai um momento esta declaração. Por que "não pode" o mundo receber a verdade? "Porque não O vê, nem O conhece." João 14:17. O mundo está mancomunado contra a verdade, porque não deseja obedecer-lhe. Hei de eu, que percebo a verdade, cerrar os olhos e o coração a seu poder salvador porque o mundo prefere as trevas à luz? Hei de eu ligar-me com os molhos de joio porque meus vizinhos recusam ser atados com o trigo? Hei de eu recusar a luz, a prova da verdade que me leva à obediência, porque meus parentes e amigos preferem seguir a estrada da desobediência, que os desvia de Deus? Cerrarei a mente ao conhecimento da verdade porque meus vizinhos e amigos não abrem o entendimento para discernir a verdade tal como ela é em Jesus? Recusarei crescer na graça e no conhecimento de meu Senhor e Salvador Jesus Cristo porque meus vizinhos consentem em permanecer anões? ...
Não podemos estimar em demasia o valor da fé simples e da obediência incondicional (Para Conhecê-Lo, [MM 1965], p. 116).

O povo de Deus, nestes últimos dias, não deve preferir as trevas à luz. Devem buscar a luz, esperar luz. ... A luz continuará a brilhar em raios mais e mais brilhantes, revelando cada vez mais distintamente a verdade tal qual é em Jesus, para que corações e caracteres humanos possam aperfeiçoar-se, e ser espancada a treva moral, que Satanás procura trazer sobre o povo de Deus. ... Ao nos aproximarmos do fim do tempo, haverá necessidade de mais profundo e mais claro discernimento, mais firme conhecimento da Palavra de Deus, uma experiência viva, e a santidade de coração e de vida que temos de possuir para servi-Lo (Para Conhecê-Lo, [MM 1965], p. 347).

Espíritos não consagrados colocarão obstáculos no caminho da obra de Deus, como fizeram no passado. Mas não vos detenhais a entrar em controvérsia e suscitar questões desagradáveis. Se impedidos de certo modo, estai dispostos a honrar a Deus trabalhando de um modo que se ache desimpedido. No devido tempo, serão removidos obstáculos que agora parecem ser insuperáveis. Deus pode remover empecilhos de maneira mui inesperada quando vê que ao fazê-lo pode melhor glorificar o Seu nome. ...
Virão aflições, pois há muitos que estão andando em oposição a Deus. Certificai-vos de estar andando diante dEle com mansidão e humildade. Podereis ser, sim, sereis julgados mal, mas os difamadores ficarão envergonhados se constantemente revelardes a suavidade do caráter de Cristo (Este Dia Com Deus, [MM 1980], p. 219).

Notas de André Areia Santos

Parágrafo 1- Obediência simples leva à perfeição.


Parágrafo 2- Deus é fiel em cumprir Suas promessas. Se Ele prometeu, cumprirá. Ele disse que nós podemos ser perfeitos, e se pedirmos, Ele o fará. Nos prometeu poder suficiente para tal. Infelizmente muitos falsos profetas têm saído pelo mundo afora motivando as pessoas a permanecerem fracassadas, animando a derrota. Mas todo aquele que é firmado na verdade não precisa ser refém desses impostores.

Parágrafo 3- A influência de qualquer ser humano não me pode demover de meu propósito de ser perfeito em Cristo. O mundo inteiro está macomunado contra a verdade.


Parágrafo 5- Hoje mais que nunca é necessário discernimento e santificação. A luz brilhará cada vez mais forte, espancando a treva moral que o inimigo coloca sobre o povo de Deus.

Parágrafo 6- Sempre que você vê um pregador da verdade presente ser proibido de pregar em certas igrejas, pode ter certeza que é o cumprimento dessa profecia. Sempre o inimigo põe obstáculos no caminho da obra de Deus. Mas não podemos entrar em controvérsia e suscitar questões desagradáveis. Deus no momento certo, para glória de Seu Nome, envergonhará esses agentes de Satanás.

Parágrafo 7-
A oposição existe por causa dos filhos da desobediência. Andar com humildade e mansidão é o segredo para envergonhar esses agentes de Satanás que julgam mal e difamam os fiéis pregadores da verdade presente.

Sexta-feira, 25 de agosto: Leitura adicional

CBASD, v. 6, "O ouro da fé é imperecível", p. 1211. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário