sábado, 2 de dezembro de 2017

4º TRIMESTRE - LIÇÃO 10 - 2 A 8 DE DEZEMBRO - COMENTÁRIOS DE ELLEN WHITE SOBRE A LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA 2017


 Verso para Memorizar:
 “Logo, tem Ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem Lhe apraz” (Rm 9:18).



Sábado à tarde, 2 de dezembro

A Esaú não foi excluído o privilégio de buscar o favor de Deus pelo arrependimento; mas não podia encontrar meios para recuperar a primogenitura. Sua mágoa não se originava da convicção do pecado; não desejava reconciliar-se com Deus. Entristecia-se por causa dos resultados de seu pecado, mas não pelo próprio pecado.
Devido à sua indiferença para com as bênçãos e preceitos divinos, Esaú é nas Escrituras chamado "profano". Heb. 12:16. Representa aqueles que têm em pouco valor a redenção a eles comprada por Cristo, e estão prontos para sacrificar sua herança no Céu por amor às coisas perecíveis da Terra. Multidões vivem para o presente, sem qualquer pensamento ou cuidado pelo futuro.
¹ Como Esaú, clamam: "Comamos e bebamos que amanhã morreremos." I Cor. 15:32. São governados pela inclinação; e de preferência a praticar a abnegação renunciam às mais valiosas considerações. No caso em que uma destas coisas deva ser abandonada - ou a satisfação de um apetite depravado, ou as bênçãos celestiais prometidas somente ao abnegado e temente a Deus - prevalecem as exigências do apetite, e Deus e o Céu são virtualmente desprezados. Quantos, mesmo dos professos cristãos, aderem a certas satisfações que são prejudiciais à saúde, e que embotam as sensibilidades da alma! Quando se apresenta o dever de se purificarem de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus, escandalizam-se. Veem que não podem reter estas nocivas satisfações e ao mesmo tempo alcançar o Céu; e concluem que, visto ser o caminho da vida eterna tão estreito, não mais andarão nele.
Multidões estão a vender seu direito de primogenitura pela satisfação sensual. A saúde é sacrificada, as faculdades mentais enfraquecidas, e perdido o Céu; e tudo por um simples prazer temporário - condescendência que debilita e avilta ao mesmo tempo. Assim como Esaú despertou-se para ver a loucura de sua permuta precipitada quando era demasiado tarde para recuperar sua perda, assim será no dia de Deus para aqueles que houverem trocado sua herança no Céu pela satisfação egoísta (Patriarcas e Profetas, p. 181, 182).

O amor de Deus pelos anjos é uma parte de Si mesmo, direta e positiva em sua divindade. O amor de Deus pela humanidade é uma forma peculiar - um amor nascido da misericórdia; pois o objeto humano é todo-imerecedor. ...
² A misericórdia implica a imperfeição do objeto a quem é concedida. Devido à imperfeição do homem, a misericórdia foi trazida à existência ativa. O pecado não é objeto do amor de Deus, mas de Sua aversão. Todavia Ele tem piedade do pecador, porque o culpado apresenta a imagem do Criador, e dEle recebeu as faculdades que lhe tornam possível tornar-se filho de Deus, não por meio dos próprios méritos, mas dos méritos imputados de Jesus Cristo, pelo grande sacrifício que o Salvador fez em seu favor. [...]
O amor de Deus, Sua misericórdia, são sempre estendidos aos pecadores. [...] (Para Conhecê-Lo [MM 1965], p. 41).

Não faz parte da missão de Cristo compelir as pessoas a recebê-Lo. É Satanás, e homens manejados por seu espírito, que procuram forçar a consciência. Sob pretenso zelo pela justiça, homens confederados com anjos maus levam algumas vezes o sofrimento a seus semelhantes para convertê-los a suas ideias de religião; mas Cristo está sempre mostrando misericórdia, sempre procurando salvar pela revelação de Seu amor. Ele não admite rival na alma, nem aceita serviço parcial; deseja somente serviço voluntário, voluntária entrega do coração constrangido pelo amor (Atos dos Apóstolos, p. 541).

¹: parágrafo ausente na versão do comentário físico.
²: parágrafo ausente na versão do comentário físico.

Domingo, 3 de dezembro: O fardo de Paulo

Deus desejava fazer do povo de Israel um louvor e glória. Todos os privilégios espirituais lhes foram concedidos. Deus nada reteve que pudesse ser útil para a formação do caráter que os tornaria representantes Seus.
Sua obediência à lei de Deus os tornaria uma maravilha de prosperidade ante as nações do mundo. Ele que lhes podia dar sabedoria e perícia em todo artifício, continuaria a ser seu mestre, e os enobreceria e elevaria pela obediência a Suas leis. Se fossem obedientes seriam preservados das enfermidades que afligiam outras nações, e abençoados com vigor intelectual. A glória de Deus, Sua majestade e poder deveriam ser revelados em toda a sua prosperidade. Deveriam ser um reino de sacerdotes e príncipes. Deus lhes proveu toda a possibilidade de se tornarem a maior nação da Terra. [...]
Israel, porém, não cumpriu o propósito de Deus. O Senhor declarou: "Eu mesmo te plantei como vide excelente, uma semente inteiramente fiel; como, pois, te tornaste para Mim uma planta degenerada, de vide estranha?" Jer. 2:21. "Israel é uma vide frondosa; dá fruto para si mesmo" (Osé. 10:1; Parábolas de Jesus, p. 288,290).

A obra de Cristo era expor aos homens o caráter de Seu reino, mostrando que nomes, posições e títulos não são nada, mas genuína virtude e um caráter santo constituem tudo à vista do Céu. Em Seu sermão no monte, as primeiras frases que Lhe saíram dos lábios eram de molde a lançar essas ambições por terra. "Bem-aventurados os humildes de espírito - disse Ele - porque deles é o reino dos Céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a Terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. [...]
³ Todo esse sermão foi uma explanação da Lei. Cristo apresentou as amplas reivindicações da lei de Deus. Ele procurou corrigir-lhes as ideias fantasiosas enaltecendo sentimentos genuínos e proclamando uma bênção sobre os traços de caráter que eram completamente opostos aos atributos acalentados por eles. Apresentou-lhes um reino em que as ambições humanas e as paixões terrenas não podem encontrar entrada (Exaltai-O [MM 1992], p. 149).

Temos abundante sermonar. O que é mais necessário [...] é amor pelas pessoas que perecem, o amor que vem em ricas torrentes do trono de Deus. O verdadeiro cristianismo difunde o amor por todo o ser. Ele atinge todas as partes vitais: o cérebro, o coração, as mãos auxiliadoras, os pés, habilitando as pessoas a permanecer firmemente onde Deus requer que permaneçam, para que não façam caminhos tortuosos para os pés, a fim de que não se extravie o que é manco. O ardente e consumidor amor de Cristo pelas pessoas que perecem é a vida de todo o sistema do cristianismo.
Só aquele cujo coração está cheio de compaixão pelo homem caído, que ama com um objetivo em vista, manifestando o seu amor pela realização de atos semelhantes aos de Cristo, poderá suportar a visão dAquele que é invisível. Só quem ama os seus semelhantes com um objetivo em vista pode conhecer a Deus. Quem não ama aqueles pelos quais o Pai tem feito tanta coisa não conhece a Deus. Esta é a razão por que há tão pouca vitalidade genuína em nossas igrejas. ⁴ A teologia é inútil se não estiver saturada do amor de Cristo (Ibid., p. 147).

³: parágrafo ausente na versão do comentário físico.
⁴: frase ausente na versão do comentário físico.

Segunda-feira, 4 de dezembro: Eleitos

Esaú e Jacó tinham sido instruídos de modo semelhante no conhecimento de Deus, e ambos estavam em liberdade para andar em Seus mandamentos e receber Seu favor; porém, não preferiram ambos fazer isto. Os dois irmãos tinham andado em caminhos diferentes, e suas veredas continuariam a divergir mais e mais uma da outra.
Não houve uma preferência arbitrária da parte de Deus, pela qual ficassem excluídas de Esaú as bênçãos da salvação. Os dons de Sua graça por Cristo são gratuitos a todos. Não há eleição senão a própria, pela qual alguém possa perecer. Deus estabeleceu em Sua Palavra as condições pelas quais toda a alma será eleita para a vida eterna: obediência aos Seus mandamentos, pela fé em Cristo. Deus elegeu um caráter de acordo com Sua lei, e qualquer que atinja a norma que Ele exige, terá entrada no reino de glória. O próprio Cristo diz: "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida." João 3:36. ⁵ "Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos Céus." Mat. 7:21. E no Apocalipse Ele declara: "Bem-aventurados aqueles que guardam os Seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas." Apoc. 22:14. Quanto ao que respeita à salvação final do homem, esta é a única eleição referida na Palavra de Deus (Patriarcas e Profetas, p. 207).

Jesus apresentara a taça de bênçãos aos que se julgavam ricos e de nada carecidos (Apoc. 3:17), e eles, com escárnio, volveram costas à dádiva misericordiosa. Aquele que se julga são, que pensa ser razoavelmente bom e se satisfaz com o seu estado, não procura tornar-se participante da graça e justiça de Cristo. O orgulho não sente necessidade, fechando, pois, o coração a Cristo e às bênçãos infinitas que Ele veio dar. Não há lugar para Jesus no coração dessa pessoa. Os que são ricos e honrados aos próprios olhos, não oram com fé, para receberem a bênção de Deus. Presumem estar cheios, por isso se retiram vazios. Os que sabem que não se podem salvar a si mesmos, nem de si praticar qualquer ação de justiça, são os que apreciam o auxílio que Cristo pode conceder. ⁶ São eles os humildes de espírito, aos quais Ele declara bem-aventurados (O Maior Discurso de Cristo, p. 7).

⁷ Diz Jesus: "Conheço as Minhas ovelhas". Consideremos esta declaração. Somos conhecidos por Deus antes de O recebermos. "Conheço as Minhas ovelhas." / Como se tornam as pessoas, ovelhas de Cristo? Decidindo-se a recebê-Lo. Mas Cristo as recebera antes. Conhecia cada um que havia de corresponder a Sua atração, e a cada um que se inclinaria a recebê-Lo, mas que, devido a opostas influências populares, desviar-se-ia dEle. João diz a todos: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". João 1:29. Aqueles que ouviram a voz e olharam a Jesus como o Cordeiro de Deus, nEle creram e tornaram-se propriedade dEle por sua própria escolha. Mas... sua decisão de aceitar a Cristo foi em resposta à atração da parte dEle. O amor de Jesus nos foi expresso antes de O amarmos a Ele. ...
Toda a família humana é confiada a Jesus, como os rebanhos de ovelhas são confiados a um pastor. Essas ovelhas e cordeiros devem ser velados com cuidado pastoral. Serão guardados pelo fiel sumo Pastor, sob os cuidados de fiéis subpastores, e se eles obedecerem à voz do sumo Pastor não será permitido aos lobos devorá-los (Para Conhecê-Lo [MM 1965], p. 47).

⁵: texto ausente na versão do comentário físico.
⁶: frase ausente na versão do comentário físico.
⁷: texto ausente na versão do comentário físico até a barra.

Terça-feira, 5 de dezembro: Mistérios

Não pode habitar profundo amor por Jesus num coração que não vê e não avalia a própria pecaminosidade. A alma transformada pela graça há de admirar-Lhe o caráter divino; mas, se não vemos nossa própria deformidade moral, isto é inequívoca demonstração de que não tivemos uma visão da beleza e excelência de Cristo. Quanto menos virmos para estimar em nós mesmos, tanto mais veremos para apreciar na infinita pureza e amabilidade de nosso Salvador. Uma visão da própria pecaminosidade impele-nos para Aquele que pode perdoar. [...]
Deus não lida conosco como os homens finitos tratam uns com os outros. Seus pensamentos são pensamentos de misericórdia, amor e da mais terna compaixão. ... Ele diz: "Desfaço as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados, como a nuvem" (Isa. 44:22; Nossa Alta Vocação [MM 1962], p. 22).

Era propósito de Deus que Sua graça fosse revelada entre os gentios bem como entre os israelitas. Isto havia sido claramente esboçado nas profecias do Antigo Testamento. O apóstolo usa algumas dessas profecias em seu argumento. "Não tem o oleiro poder sobre o barro", interroga, "para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? E que direis se Deus, querendo mostrar a Sua ira, e dar a conhecer o Seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para perdição; para que também desse a conhecer as riquezas da Sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? Como também diz em Oséias: Chamarei Meu povo ao que não era Meu povo; e amada à que não era amada. E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois Meu povo; aí serão chamados filhos do Deus vivo" (Rom. 9:21-26; Atos dos Apóstolos, p. 376).

⁸ Todos os milagres de Cristo foram operados para favorecer aqueles a quem esses dirigentes judeus negligenciavam e desprezavam, e recusavam ajudar. E Ele era amado [pelo povo comum] porque era o Restaurador, o Grande Médico. Todas as Suas virtudes eram luz do Céu. Em toda boa obra / Ele procurava levá-los a aceitá-Lo como seu Salvador pessoal. Sua vida era fragrante - um aroma de vida para vida. Ele introduzia a luz no coração e no lar. Iam ter com Ele lamentando, e saíam de Sua presença com cânticos de louvor e alegre regozijo. A Si mesmo Se ofereceu por eles para que pudessem dar-Lhe um lar em seu coração.

As qualidades que é essencial que todos possuam são as que caracterizavam a perfeição do caráter de Cristo - Seu amor, Sua paciência, Sua abnegação e Sua bondade. ...
A maior e mais fatal decepção é supor que alguém pode ter fé para a vida eterna, sem possuir por seus irmãos amor semelhante ao de Cristo. Quem ama a Deus e a seu próximo está repleto de luz e amor. Deus está nele e em toda parte ao seu redor. Os cristãos amam os que se acham ao seu redor como preciosas pessoas pelas quais Cristo morreu. Não há tal coisa como um cristão destituído de amor; pois "Deus é amor" (I João 4:8; Ibid., p. 285).

⁸: texto ausente na versão do comentário físico até a barra.

Quarta-feira, 6 de dezembro: Ammi: "Meu Povo"

"Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os Seus juízos, e quão inescrutáveis os Seus caminhos! Porque quem compreendeu o intento do Senhor? ou quem foi Seu conselheiro? Ou quem Lhe deu primeiro a Ele, para que lhe seja recompensado? Porque dEle e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória pois a Ele eternamente." Rom. 11:26-36.
Assim mostra Paulo que Deus é abundantemente capaz de transformar o coração de judeus e gentios semelhantemente, e de conceder a cada crente em Cristo as bênçãos prometidas a Israel. Ele repete a declaração de Isaías concernente ao povo de Deus: "Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo. Porque o Senhor executará a Sua palavra sobre a Terra, completando-a e abreviando-a. E como antes disse Isaías: Se o Senhor dos exércitos não nos deixara descendência, teríamos sido feitos como Sodoma, e seríamos semelhantes a Gomorra" (Rom. 9:27-29; Atos dos Apóstolos, p. 378, 379).

Às vezes pode parecer que o Senhor esqueceu os perigos de Sua igreja, e o dano a ela feito por seus inimigos. Mas Deus não esqueceu. Nada neste mundo é tão caro ao coração de Deus como Sua igreja. Não é Sua vontade que métodos mundanos corrompam o seu registro. Ele não deixa que Seu povo seja vencido pelas tentações de Satanás. Ele punirá os que O representarem mal, mas será misericordioso para com todos os que sinceramente se arrependerem. Ele dará o necessário auxílio aos que O invocarem pedindo força para o desenvolvimento de um caráter cristão.
No tempo do fim o povo de Deus suspirará e chorará por causa das abominações que se fazem na Terra. Com lágrimas advertirão os ímpios do seu perigo em tripudiar sobre a lei divina, e com indizível tristeza se humilharão perante o Senhor em penitência. Os ímpios zombarão de sua tristeza e ridicularizarão seus solenes apelos. Mas a angústia e humilhação do povo de Deus é uma segura evidência de que estão reconquistando a força e a nobreza de caráter perdidos em consequência do pecado. É porque se estão achegando mais a Cristo, porque seus olhos estão fixos em Sua perfeita pureza, que discernem assim claramente a excessiva malignidade do pecado. Mansidão e humildade são condições de sucesso e vitória. Uma coroa de glória espera os que se dobram ao pé da cruz (Profetas e Reis, p. 590).

⁹ Nosso Pai celestial exige de Seus servos de acordo com aquilo que lhes confiou, e Seus reclamos são razoáveis e justos. Ele não aceitará menos de nós do que exige. Todas as Suas justas exigências precisam ser plenamente atendidas, ou testificarão contra nós de que fomos pesados na balança e achados em falta. / Mas Jesus observa nossos esforços com o mais profundo interesse. Ele sabe que os homens com todas as deficiências de sua humanidade estão fazendo Seu trabalho. Observa suas falhas e abatimentos com mui terna piedade. Mas essas deficiências e imperfeições podem tornar-se muito menores do que são. Se estivermos em harmonia com o Céu, anjos ministradores trabalharão conosco e coroarão de sucesso nossos esforços (Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 421).

⁹: texto ausente na versão do comentário físico até a barra.

Quinta-feira, 7 de dezembro: Tropeço

O Senhor escolheu um povo e o fez depositário da Sua verdade. Era o Seu propósito que, pela revelação do Seu caráter através de Israel, fossem os homens atraídos a Ele. A todo o mundo seria levado o convite do evangelho. Por intermédio do serviço sacrifical, Cristo seria enaltecido perante as nações, e todos que olhassem para Ele viveriam. 
Mas Israel não cumpriu o propósito de Deus. Esqueceram-se de Deus e perderam a visão de seu alto privilégio como representantes dEle. As bênçãos que eles tinham recebido não trouxeram bênçãos para o mundo. Todas suas vantagens foram utilizadas para a própria glorificação. Eles roubaram a Deus do serviço que deles requeria, e roubaram dos membros da raça humana a orientação religiosa e um exemplo santo (Testemunhos Para a Igreja, v. 8, p. 25, 26).

Nosso Redentor é uma "Pedra Provada". Foi feita a experiência, aplicada a grande prova, e isto com perfeito êxito. NEle se cumpre todo o desígnio de Deus para salvar um mundo perdido. Jamais foi um fundamento submetido a tão rigorosa experiência e prova como esta "Pedra Provada". O Senhor Jeová sabia o que esta pedra fundamental poderia suportar. Os pecados do mundo inteiro se poderiam amontoar sobre ela. Os escolhidos do Senhor seriam revelados, as portas do Céu abertas a todos os que cressem; suas indizíveis glórias deviam ser dadas aos vencedores (Nossa Alta Vocação [MM 1962], p. 49).

Para os que crêem, Cristo é o firme fundamento. São eles que caem sobre a Rocha e se despedaçam. A submissão a Cristo e a fé nEle são aqui representadas. Cair sobre a Rocha e despedaçar-se, é renunciar a nossa própria justiça e ir a Cristo com a humildade de uma criança, arrependidos de nossas transgressões e crendo em Seu amor perdoador. ¹⁰ E assim também é pela fé e a obediência que edificamos sobre Cristo como nosso fundamento. /
Sobre essa pedra viva podem edificar semelhantemente judeus e gentios. Este é o único fundamento sobre que podemos com segurança edificar. É suficientemente largo para todos, e forte bastante para sustentar o peso e o fardo do mundo inteiro. ¹¹ E pela ligação com Cristo, a pedra viva, todos quantos edificam sobre esse fundamento se tornam pedras vivas. Muitas pessoas são lavradas, polidas e embelezadas por seus próprios esforços; não podem, no entanto, tornar-se "pedras vivas", porque não estão ligadas a Cristo. Sem essa ligação, homem algum se pode salvar. Sem a vida de Cristo em nós, não podemos resistir às tempestades das tentações. Nossa segurança eterna depende de edificarmos sobre o firme fundamento. Multidões se encontram hoje em dia edificando sobre fundamento não provado. Ao cair a chuva, e soprarem os ventos, e as enchentes sobrevirem, sua casa cairá, porque não está fundada sobre a Rocha eterna, a principal pedra de esquina - Cristo Jesus. 
"Para aqueles que tropeçam na Palavra, sendo desobedientes", Cristo é uma rocha de escândalo. [...]
"E aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó." / O povo que rejeitou a Cristo, teria de ver em breve destruídas sua cidade e nação. Sua glória seria despedaçada, espalhada como o pó diante do vento. E que foi que destruiu os judeus? Foi a rocha que, houvessem eles edificado sobre ela, teria sido sua segurança. Foi a bondade divina desprezada, a justiça maltratada, e menosprezada Sua misericórdia. Os homens deliberaram opor-se a Deus, e tudo quanto teria servido para sua salvação foi voltado para sua destruição. Tudo quanto Deus ordenara para vida, acharam ser para morte. Na crucifixão de Cristo pelos judeus, estava envolvida a destruição de Jerusalém. O sangue derramado sobre o Calvário, foi o peso que os fez abismar na ruína para este mundo e o mundo por vir. Assim será no grande dia final, quando o juízo cair sobre os que rejeitam a graça divina. Cristo, para eles a pedra de escândalo, aparecer-lhes-á então como vingadora montanha. A glória de Seu rosto, que para os justos é vida, será para os ímpios um fogo consumidor. Por causa do amor rejeitado, da graça desprezada, será destruído o pecador (O Desejado de Todas as Nações, p. 599, 600).

¹⁰: frase ausente na versão do comentário físico até a barra.
¹¹: texto ausente na versão do comentário físico até a barra.

Sexta-feira, 8 de dezembro: Estudo adicional

Este árduo trabalho é puramente por amor a Deus e ao semelhante. Nosso único lucro é a quantidade de pessoas que visualizam e interagem. Só o que pedimos para nos motivar a continuar com este ministério é sua ajuda, curtindo, compartilhando e comentando. Assim você espalha a boa semente, colaborando para a salvação de alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário