sábado, 9 de setembro de 2017

COMENTÁRIOS DE ELLEN WHITE SOBRE A LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA 2017 - LIÇÃO 12 - 09 A 15 DE SETEMBRO



Verso para Memorizar:

“Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne” (Gl 5:16, NVI).

Sábado à tarde, 9 de Setembro

Andai na luz." Andar na luz quer dizer decidir, exercitar o pensamento, exercer força de vontade, num sincero esforço de representar a Cristo na doçura de caráter. Quer dizer afastar toda disposição para a melancolia. Não vos deveis satisfazer apenas com dizer: "Sou um filho de Deus." Estais contemplando a Jesus e, pela contemplação, transformando-vos à Sua semelhança? Andar na luz significa avanço e progresso nas realizações espirituais. Paulo declarou: "Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; ... esquecendo-me das coisas que atrás ficam", olhando constantemente ao Modelo, avanço "para as que estão diante de mim". Andar na luz quer dizer andar "retamente", andar "no caminho do Senhor", andar "em fé", andar "em Espírito", andar "na verdade", andar "em amor", andar "em novidade de vida". É aperfeiçoar "a santificação no temor de Deus" (Filhos e Filhas de Deus, [MD 2005], p. 200).

Com que cuidado devem os cristãos reger os seus hábitos, a fim de que possam conservar o pleno vigor de cada faculdade para entregar ao serviço de Cristo! Se estivermos santificados em alma, corpo e espírito, devemos viver em conformidade com a lei divina. O coração não pode manter a consagração a Deus enquanto se condescende com os apetites e paixões a expensas da saúde e da vida. ...
As inspiradas advertências de Paulo contra a condescendência própria soam desde então até o nosso tempo. ... Apresenta ele para o nosso encorajamento a liberdade desfrutada pelo verdadeiramente santificado: "Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito." Rom. 8:1. Ele exorta os gálatas: "Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne." Gál. 5:16 e 17. Menciona algumas formas de concupiscências carnais - a idolatria, bebedices e coisas semelhantes. Depois de mencionar os frutos do Espírito, entre os quais está a temperança, acrescenta: "E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências." Gál. 5:24 (Conselhos Sobre Saúde, p. 69).

Há em nosso mundo, hoje, uma classe cheia de justiça própria. Não são glutões, nem beberrões, não são incrédulos; porém, desejam viver para si mesmos e não para Deus. Ele não está em seus pensamentos; por isso são classificados com os descrentes. Caso lhes fosse possível entrar na cidade de Deus, não poderiam ter direito à árvore da vida; pois quando os mandamentos de Deus lhes foram apresentados com todas as reivindicações em vigor, disseram: Não.
Não serviram a Deus aqui, por isso não haveriam de servi-Lo futuramente. Não poderiam viver em Sua presença, e sentiriam que qualquer lugar seria preferível ao Céu.
Aprender de Cristo significa receber Sua graça, que é Seu caráter. Mas os que não apreciam nem aproveitam as preciosas oportunidades e sagradas influências a eles concedidas na Terra, não estão qualificados para tomar parte na pura devoção do Céu. Seu caráter não está moldado segundo a semelhança divina. Por sua própria negligência abriram uma voragem que nada pode transpor. Entre eles e o justo está posto um grande abismo (Parábolas de Jesus, p. 270 e 271).

Domingo, 10 de Setembro: Andar no Espírito 


Paulo insta com os efésios para que preservem a unidade e o amor: “Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.” Efésios 4:1-6.
O apóstolo exorta seus irmãos a manifestarem em sua vida o poder da verdade que ele lhes apresentara. Por sua mansidão e bondade, paciência e amor, deviam exemplificar o caráter de Cristo e as bênçãos de Sua salvação. Só há um corpo, e um Espírito, um Senhor, uma fé. Como membros do corpo de Cristo, todos os crentes são animados pelo mesmo espírito e a mesma esperança (Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 239).

Os que são participantes da mansidão de Cristo, de Sua pureza e amor, regozijar-se-ão em Deus, e irradiarão luz e alegria a todos os que os cercam. O pensamento de que Cristo morreu para obter-nos o dom da vida eterna, é suficiente para despertar em nosso coração o mais sincero e fervoroso reconhecimento, e tirar de nossos lábios o mais entusiástico louvor. Ricas são as promessas de Deus, e plenas, e gratuitas. Quem quer que queira, no poder de Cristo, cumprir com as condições, pode reivindicar essas promessas, com toda a sua grandeza de benefícios, como propriedade sua. E sendo assim abundantemente provido do tesouro de Deus, pode, na jornada da vida, andar "dignamente diante do Senhor, agradando-Lhe em tudo" (Col. 1:10); beneficiando seu semelhante pelo exemplo piedoso, e honrando a seu Criador. Ao passo que nosso Salvador queria guardar Seus seguidores da confiança própria mediante a advertência: "Sem Mim nada podereis fazer", Ele pôs ao lado da mesma, para nossa animação, a graciosa certeza: "Quem está em Mim, e Eu nele, esse dá muito fruto." João 15:5. (Filhos e Filhas de Deus, [MD 2005], p. 327).

A verdade de Deus revelada em Sua Palavra deve ser um princípio vivo, que perdura. Não deve ser encarada como uma influência entre muitas outras, mas como algo estabelecido acima de todas as demais. Exercerá um poder sobre a vida e conduta até que todo o ser humano assimile a imagem do Perfeito Modelo e o agente humano seja completo em Jesus Cristo. "Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nEle, ... radicados, e edificados", não em si mesmos, nem segundo concepções humanas, mas nEle " ... tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças. Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs subtilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo." Col. 2:6-8 (Olhando Para o Alto, [MM 1983], p. 21).

Segunda-feira, 11 de Setembro: O conflito do cristão 


Não basta percebermos a benignidade de Deus, vermos a benevolência, a ternura paternal de Seu caráter. Não basta reconhecermos a sabedoria e justiça de Sua lei, e que ela se baseia sobre o eterno princípio do amor. Paulo, o apóstolo, reconheceu tudo isto quando exclamou: "Consinto com a lei, que é boa." "A lei é santa; e o mandamento, santo, justo e bom." Acrescentou, porém, na amargura de sua íntima angústia e desespero: "Mas eu sou carnal, vendido sob o pecado." Rom. 7:16, 12 e 14. Ansiava a pureza, a justiça, as quais era impotente para alcançar por si mesmo e exclamou: "Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?" Rom. 7:24. Tal é o brado que tem subido de corações oprimidos, em todas as terras e em todos os tempos. Para todos só existe uma resposta: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." João 1:29 (Caminho à Cristo, p. 19).
É pela renovação do coração que a graça de Deus atua para transformar a vida. Não basta mera mudança externa, para nos pôr em harmonia com Deus. Muitos há que procuram reformar-se corrigindo este ou aquele mau hábito, e esperam desta maneira tornar-se cristãos, mas começam de modo errado. Nossa primeira obra realiza-se no coração. ...
O fermento da verdade atua secreta, silenciosa e constantemente para transformar a vida. As inclinações naturais são abrandadas e subjugadas. Implantam-se novos pensamentos, novos sentimentos, motivos novos. Estabelece-se nova norma de caráter: a vida de Cristo. Transforma-se a mente; as faculdades despertam para a ação em novos rumos. O homem não é dotado de novas faculdades, mas as faculdades que possui são santificadas. Desperta a consciência (Nos Lugares Celestiais, [MM 1968], p. 21).

As grandes verdades da Bíblia são para nós individualmente - para reger, guiar, controlar nossa vida, pois esta é a única forma pela qual Cristo pode ser apropriadamente apresentado ao nosso mundo - em graça e bondade no caráter daqueles que professam ser Seus discípulos. Nada menos do que o serviço de coração será aceitável a Deus. Deus requer a santificação do homem completo: corpo, alma, e espírito. O Espírito Santo implanta uma nova natureza, e molda mediante a graça de Cristo o caráter humano, até que a imagem de Cristo esteja aperfeiçoada. Isso é verdadeira santidade. ...
O espírito, palavra e influência que transmitis estão causando impressões sobre a mente de outros. A atmosfera que rodeia a alma, se for má, será como uma malária espiritual que há de contaminar aqueles que estão ao redor. Mas é proveitoso para a alma ter uma atmosfera que represente um cheiro de vida para vida em relação aos outros. Quando a alma sentir o peso da verdade que opera por amor e purifica o ser, uma atmosfera celestial dominará a vida. "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau." Prov. 13:20. Toda pessoa que alega crer na verdade deve manifestar retidão de caráter, devoção a Deus, firmeza de propósito, e representar o caráter de Cristo numa vida bem ordenada e conversação santa. Carta 70, 1894 (Olhando Para o Alto, [MM 1938], p. 21).

Terça-feira, 12 de setembro: As obras da carne


Que é semear para a carne? - É seguir os desejos e inclinações de nosso coração natural. Seja qual for nossa profissão, se estivermos servindo ao eu em vez de a Deus, estamos semeando para a carne. A vida cristã é uma vida de abnegação e de carregar a cruz. Devemos suportar as durezas como bons soldados de Jesus Cristo. ... Não podemos indagar: Que é para nossa conveniência? Mas simplesmente: Quais são as ordens para nós? Ninguém considera a vida de um soldado como uma vida de agradar-se e satisfazer-se a si mesmo. Encontramo-nos hoje no campo de batalha, e duas grandes forças estão sempre lutando pela supremacia. ...
Que estais semeando em vossa vida diária? Estais semeando para a carne? Estais pensando apenas em vossos prazeres, vossas conveniências? Semeando para o orgulho e a vaidade e a ambição? "Tudo o que o homem semear, isso também ceifará." Gál. 6:7. Rogo-vos que semeeis para o Espírito. Toda tentação resistida vos dará poder para semear no Espírito em outra ocasião de prova.
Se estais semeando fé, prestando obediência a Cristo, haveis de ceifar fé e poder para futura obediência. Se estais procurando ser uma bênção aos outros, Deus vos abençoará. ... A alegria que aos outros damos refletir-se-á novamente sobre nós; pois segundo semearmos, assim ceifaremos. ...
Têm sido tomadas abundantes providências para que aqueles que desejam viver uma vida piedosa tenham graça e força por Jesus, nosso divino Redentor. A vida cristã não deve ser de fardos e cuidados, se bem que a cruz deva ser erguida e os fardos carregados; pois os servos de Deus devem auferir paz e forças da Fonte de sua força, e assim fazendo acharão a vida plena de felicidade e paz. ...
Todo o ser deve ser consagrado a Deus; pois nosso precioso Salvador nunca partilha de um coração dividido. Nossas inclinações e desejos precisam estar sob o domínio do Espírito de Deus, e então seremos fortalecidos para combater o bom combate da fé. Devemos perguntar diariamente: Quais são as ordens do Chefe? (Para Conhecê-Lo, [MM 1965], p. 92)

Não hesitamos em dizer-vos que a fim de obter a herança imortal e a natureza eterna, deveis ser vencedores nesta vida probatória. Tudo que macula e mancha a alma precisa ser removido, precisa ser purificado do coração. Temos de saber o que significa ser participante da natureza divina, havendo escapado das corrupções que pela concupiscência há no mundo. Estais dispostos a guerrear contra as concupiscências da carne? Estais prontos a batalhar contra o inimigo de Deus e do homem? Satanás está resolvido a escravizar toda pessoa, se puder fazê-lo; pois realiza um jogo de desespero para conquistar as almas dos homens de Cristo e da vida eterna. Permitireis que ele vos arrebate as graças do Espírito de Deus e implante em vós sua própria natureza corrupta? ou aceitareis a grande provisão da salvação, e, mediante os méritos do Sacrifício Infinito feito em vosso favor, tornar-vos-eis participantes da natureza divina? Deus deu Seu Filho unigênito, para que por meio de Sua ignomínia, sofrimento e morte possais ter glória, honra e imortalidade (Este Dia Com Deus, [MM 1980], p. 173).

Há constantes batalhas a enfrentar, e nem por um instante estamos seguros, a menos que nos coloquemos sob a guarda dAquele que deu Sua vida preciosa, a fim de tornar possível a todos os que crerem nEle como Filho de Deus, ao mesmo tempo que sofrem as pressões de Satanás, escapar das corrupções que pela concupiscência da carne há no mundo. Ele é perfeitamente capaz de, em resposta à nossa fé, unir nossa natureza humana com a Sua, divina. Enquanto confiamos na natureza divina e dela participamos, redobrando nossos próprios esforços, proclamamos que a missão de Cristo aqui é de paz na Terra e boa vontade para com os homens. Temos obrigação de falar dos perigos da batalha com adversários invisíveis, e de estar sempre revestidos da armadura, pois não lutamos apenas contra a carne e o sangue, mas contra os principados e potestades, contra os exércitos espirituais da maldade, nos lugares celestiais. ... Por isso devemos manter-nos sempre sob a constante guarda dos santos anjos.
Seguir a Cristo não é isenção de conflito. Não é brincadeira de criança. Não é ociosidade espiritual. Toda a satisfação no serviço de Cristo implica em sagradas obrigações de resistir a lutas severas. Seguir a Cristo significa batalhas ensanguentadas, ativo trabalho, guerra contra o mundo, a carne e o diabo. Nossa alegria está nas vitórias alcançadas para Cristo, em fervoroso e rígido batalhar. ... Somos alistados para o trabalho, "não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna". João 6:27. Devemos cooperar com nossa salvação com temor e tremor (Nos Lugares Celestiais, [MM 1968], p. 117).

Quarta-feira, 13 de setembro: O fruto do Espírito (Gl 5:22-24)

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio... E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.” Gálatas 5:22, 24, 25.
O inimigo procurará introduzir-se mesmo em meio aos cultos. Cada avenida necessitará ser fielmente guardada a fim de que o egoísmo e o orgulho não se misturem com a obra. Se o eu tiver realmente sido crucificado com suas afeições e concupiscências, o fruto se manifestará em boas obras para a glória de Deus. Rogo-lhes, no temor de Deus, não permitam que suas obras degenerem. Sejam cristãos firmes, simétricos. Quando o coração concedeu suas afeições a Cristo, as velhas coisas ficaram para trás e tudo se fez novo.
Nossa religião deve ser inteligente. A sabedoria do alto precisa nos fortalecer, estabelecer e firmar. Precisamos ir cada vez mais para a frente e para o alto, de luz para luz ainda maior, e Deus ainda revelará Sua glória a nós como Ele não fez ao mundo (Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 650).

"Quando já o fruto se mostra, mete-lhe logo a foice, porque está chegada a ceifa." Mar. 4:29. Cristo aguarda com fremente desejo a manifestação de Si mesmo em Sua igreja. Quando o caráter de Cristo se reproduzir perfeitamente em Seu povo, então virá para reclamá-los como Seus.
Todo cristão tem o privilégio, não só de esperar a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, como também de apressá-la. (II Ped. 3:12.)  Se todos os que professam Seu nome produzissem fruto para Sua glória, quão depressa não estaria o mundo todo semeado com a semente do evangelho! Rapidamente amadureceria a última grande seara e Cristo viria recolher o precioso grão (Parábolas de Jesus, p. 69).

Aquele que é constrangido pelo amor de Cristo, anda entre os semelhantes para ajudar os desajudados e animar os desanimados, para apontar aos pecadores o ideal de Deus para com Seus filhos, e guiá-los Aquele que, só, os pode habilitar a alcançar esse ideal (Nos Lugares Celestiais, [MM 1968], p. 234).

Quinta-feira, 14 de setembro: O caminho para a vitória


As mais baixas paixões têm sua sede no corpo e por seu intermédio operam. As palavras "carne" ou "carnal" ou ainda "concupiscência da carne" envolvem a natureza inferior, corrupta; a carne por si mesma não pode agir contrariamente à vontade de Deus.
É-nos ordenado crucificar a carne com suas afeições e concupiscências. Como o faremos? Devemos infligir sofrimento ao corpo? Não; mas dar morte à tentação do pecado. Os pensamentos corruptos devem ser expulsos. Todo o pensamento deve ser levado cativo a Jesus Cristo. Toda propensão animal deve ser sujeita às faculdades mais altas da alma. O amor de Deus deve reinar supremo; Cristo deve ocupar um trono não dividido. Nosso corpo deve ser considerado como havendo sido comprado. Os membros do corpo devem tornar-se instrumentos de justiça (O Lar Adventista, p. 127, 128).

Seguir a Cristo não é isenção de conflito. Não é brincadeira de criança. Não é ociosidade espiritual. Toda a satisfação no serviço de Cristo implica em sagradas obrigações de resistir a lutas severas. Seguir a Cristo significa batalhas ensanguentadas, ativo trabalho, guerra contra o mundo, a carne e o diabo. Nossa alegria está nas vitórias alcançadas para Cristo, em fervoroso e rígido batalhar. ... Somos alistados para o trabalho, "não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna". João 6:27. Devemos cooperar com nossa salvação com temor e tremor. ...Toda pessoa deve calcular os sacrifícios. Ninguém alcançará êxito senão pelo diligente esforço. Devemos usar espiritualmente todas as nossas faculdades, e crucificar a carne com suas afeições e concupiscências. A crucifixão significa muito mais do que muitos supõem. ...
Requer constante vigilância o ser fiel até à morte, combater o bom combate da fé até que a carreira esteja terminada e, como vencedores, recebamos a coroa da vida.
Posso ver meu Redentor, e recebo nova animação para nEle crer, como perene Fonte de força (Nos Lugares Celestiais, [MM 1968], p. 117).

Aí se declara a mesma verdade que Jesus expusera a Nicodemos, quando disse: "Aquele que não nascer de novo [de cima, diz outra versão], não pode ver o reino de Deus." João 3:3. Não por procurar um monte santo ou um templo sagrado, são os homens postos em comunhão com o Céu. Religião não é limitar-se a formas e cerimônias exteriores. A religião que vem de Deus é a única que leva a Ele. Para O servirmos devidamente, é mister nascermos do divino Espírito. Isso purificará o coração e renovará a mente, dando-nos nova capacidade para conhecer e amar a Deus. Comunicar-nos-á voluntária obediência a todos os Seus reclamos. Esse é o verdadeiro culto. É o fruto da operação do Espírito Santo. É pelo Espírito que toda prece sincera é ditada, e tal prece é aceitável a Deus. Onde quer que a alma se dilate em busca de Deus, aí é manifesta a obra do Espírito, e Deus Se revelará a essa alma. A tais adoradores ele busca. Espera recebê-los, e torná-los Seus filhos e filhas (O Desejado de Todas as Nações, p. 189).

A Palavra de Deus - a verdade - é o conduto pelo qual o Senhor manifesta Seu Espírito e poder. A obediência à Palavra produz o fruto da qualidade requerida - "caridade fraternal, não fingida". I Ped. 1:22. Este amor tem a sua origem no Céu, e conduz aos mais altos motivos e ações altruístas.
Quando a verdade se torna um princípio dominante na vida, a alma é gerada, "não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela Palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre". I Ped. 1:23. Este novo nascimento é o resultado de receber Cristo como a Palavra de Deus. Quando, mediante o Espírito Santo, as verdades divinas são impressas no coração, surgem novas concepções, e as energias outrora dormentes despertam para cooperar com Deus (Atos dos Apóstolos, p. 520).

Sexta-feira, 15 de setembro: Leitura adicional

Para Conhecê-Lo [MM 1965], "A Medida do Caráter", p. 117.

O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, mão se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. I Cor. 13:4-7.
Por meio de Seu inspirado apóstolo, Cristo apresentou-nos a medida do caráter impregnado do Seu amor. Devemos levar em nós as marcas de Cristo, devemos ter Sua semelhança. Esse exemplo nos é dado a fim de que conheçamos as possibilidades, as alturas a que podemos atingir em Cristo e por meio de Cristo. A norma apresentada por Ele é perfeição nEle, e por Seus méritos a podemos atingir. Ficamos aquém, porque nos contentamos em olhar às coisas terrenas de preferência a fazê-lo às celestiais. É contemplando a Cristo que somos transformados de glória em glória. Os olhos que fitam as coisas comuns necessitam ser elevados. ...
Homem algum já mediu a natureza de Deus ou o caráter de Seu Filho. Precisamos possuir conhecimento de Deus por uma viva experiência. Carta 102, 1899.
Esta vida é nosso tempo de graça. Estamos colocados sob a disciplina e o governo de Deus para formar caracteres e adquirir hábitos para a vida superior. Tentações virão sobre nós. ... Seremos sujeitos a rigorosas provas, oposição, privações, aflição; mas sabemos que Jesus passou por tudo isso. Essas experiências nos são valiosas; as vantagens não se limitam de maneira alguma a esta vida breve; alcançam aos séculos eternos. ... Todas as cenas desta vida, nas quais temos de desempenhar um papel, devem ser cuidadosamente estudadas, pois são parte de nossa educação. Cumpre-nos pôr sólidas vigas na edificação de nosso caráter; pois estamos trabalhando tanto para esta vida como para a eterna. E ao aproximar-nos do final da história da Terra, avançamos mais e mais rapidamente no desenvolvimento cristão, ou retrocedemos na mesma proporção. ... A misericórdia e a verdade se encontraram em Cristo, e a justiça e a paz se abraçaram. É quando estais olhando ao Seu trono, apresentando vosso arrependimento e louvor e ação de graças a Deus, que aperfeiçoais o caráter cristão, e apresentais Cristo ao mundo. Estais em Cristo, e Cristo está em vós.


Curta: fb.com/voceperguntaDeusresponde
Siga:
twitter.com/voceperDeusres
Siga:
instagram.com/voceperguntaDeusresponde

Inscreva-se:
youtube.com/voceperguntaDeusres

Nenhum comentário:

Postar um comentário