terça-feira, 16 de junho de 2015

PERFEIÇÃO CRISTÃ - SOCIEDADES LITERÁRIAS


"Porque desde a infância sabes as Sagradas Letras que têm o poder de fazer-te sábio para a salvação, por intermédio da fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver; a fim de que todo homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas ações". 2 Tm 3:15-17

Com relação à humanidade, Deus nunca exige nada que não nos seja possível fazer. Diversas vezes Ele conclama que sejamos perfeitos como Ele é. Ele espera o melhor de nós, a medida que avançamos na fé e no conhecimento de Seu Filho.

Não sejamos indolentes. Façamos Deus sorrir, se alegrar com a melhor demonstração de amor que possamos Lhe oferecer, que é a entrega de todo o nosso ser a Ele - nosso "espírito, alma e corpo" (1 Ts 5:23).

Ele deseja que não sejamos indolentes, mas que estudemos vigorosamente a melhor educação que existe; que está contida em Sua Palavra.

"Surge muitas vezes a pergunta: São as sociedades literárias benéficas a nossa juventude? Para responder devidamente a esta pergunta, cumpre-nos considerar não somente o visado objetivo dessas sociedades, mas a influência que têm na verdade exercido, tal como o demonstra a experiência. O desenvolvimento do espírito é um dever que temos para com nós mesmos, a sociedade e Deus. Nunca, porém, devemos imaginar meios de cultivo para o intelecto às custas da moralidade e da espiritualidade. E é unicamente mediante o harmonioso desenvolvimento de ambas as partes — as faculdades mentais e morais — que se pode atingir a mais alta perfeição de cada uma. São esses os resultados conseguidos por meio de sociedades literárias segundo geralmente orientadas?

As sociedades literárias estão exercendo quase mundialmente uma influência contrária àquilo que o nome indica. Como são em geral dirigidas, tornam-se um dano à mocidade; pois Satanás se introduz, para imprimir seu cunho às atividades. Tudo quanto torna o homem varonil e feminil a mulher, é um reflexo do caráter de Cristo. Quanto menos temos de Cristo em tais sociedades, tanto menos possuiremos do elemento que eleva, refina e enobrece, que aí deve predominar. Quando os mundanos dirigem essas reuniões para satisfazer os próprios desejos, é excluído o espírito de Cristo. A mente é desviada das sérias reflexões, de Deus, do que é real e tem substância, para o imaginário e superficial. Sociedades literárias... quem dera que o nome lhes exprimisse o verdadeiro caráter! Que é a palha em comparação com o trigo"?

Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, 541

Se concorda dê um g+, compartilhe, comente. Seu apoio é valioso. Quanto mais divulgarmos, mais pessoas serão alcançadas. Este é o nosso objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário