quarta-feira, 8 de julho de 2015

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA - LIÇÃO 2 - 8 de Julho

"Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra? Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do SENHOR, para agir com justiça e juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado". Gênesis 18:18,19

O trabalho missionário começa no lar. Começamos a salvar o mundo dentro de casa.

Se apoia nosso projeto, clique em g+compartilhecomente. Seu apoio é valioso. Quanto mais divulgarmos, mais pessoas serão alcançadas. Este é o nosso objetivo.

Quarta, 8 de Julho

"No lugar indicado construíram o altar, e sobre o mesmo colocaram a lenha. Então, com voz trêmula, Abraão desvendou a seu filho a mensagem divina. Foi com terror e espanto que Isaque soube de sua sorte; mas não opôs resistência. Poderia escapar deste destino, se o houvesse preferido fazer; o ancião, ferido de pesares, exausto com as lutas daqueles três dias terríveis, não poderia ter-se oposto à vontade do vigoroso jovem. Isaque, porém, tinha sido educado desde a meninice a uma obediência pronta e confiante, e, ao ser o propósito de Deus manifesto perante ele, entregou-se com voluntária submissão. Era participante da fé de Abraão, e sentia-se honrado sendo chamado a dar a vida em oferta a Deus. Com ternura procurou aliviar a dor do pai, e auxiliou-lhe as mãos desfalecidas a amarrarem as cordas que o prendiam ao altar.

E agora as últimas palavras de amor são proferidas, as últimas lágrimas derramadas, o último abraço dado. O pai levanta o cutelo para matar o filho, quando o braço subitamente lhe é detido. Um anjo de Deus chama do Céu o patriarca: “Abraão, Abraão!” Ele rapidamente responde: 'Eis-me aqui.' E de novo se ouve a voz: 'Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não Me negaste o teu filho, o teu único'. Gênesis 22:11-18.

Então Abraão viu 'um carneiro detrás dele, travado pelas suas pontas num mato', e prontamente trazendo a nova vítima, ofereceu-a 'em lugar de seu filho'. Em sua alegria e gratidão, Abraão deu um novo nome ao lugar sagrado — 'Jeová-jire', “o Senhor proverá”. Gênesis 22:14.

No Monte Moriá Deus outra vez renovou Seu concerto, confirmando com juramento solene a bênção a Abraão e sua semente, por todas as gerações vindouras: 'Por Mim mesmo, jurei, diz o Senhor: Porquanto fizeste esta ação, e não Me negaste o teu filho, o teu único, que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua semente possuirá a porta dos seus inimigos; e em tua semente serão benditas todas as nações da Terra; porquanto obedeceste à Minha voz'".

Patriarcas e Profetas, p. 152, 153

"Devem os pais em sentido especial considerarem-se como instrumentos de Deus para instruir seus filhos, como o fez Abraão, para que guardem o caminho do Senhor. Necessitam buscar as Escrituras diligentemente, a fim de saberem qual é o caminho do Senhor, para que possam ensinar a sua casa. Miquéias diz: 'Que é que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus?' Miquéias 6:8. Para serem ensinadores, devem os pais ser discípulos, constantemente recebendo luz dos oráculos de Deus, levando esta preciosa luz por preceito e exemplo à educação de seus filhos". 

O Lar Adventista, p. 184

"Pais, lembrai-vos de que vosso lar é uma escola de formação, na qual vossos filhos devem ser preparados para o lar de cima. Negai-lhes tudo, menos a educação que devem receber em seus mais tenros anos. Não permitais nenhuma palavra impertinente. Ensinai vossos filhos a serem bondosos e pacientes.

Ensinai-lhes a pensar nos outros. Assim os estareis preparando para mais elevado ministério nas coisas religiosas. 

Deve o lar ser uma escola preparatória, onde as crianças e os jovens possam se preparar para trabalhar pelo Mestre, um preparo para ingressar na escola mais elevada, no reino de Deus". 

Orientação da Criança, p. 17, 18

"Abraão é um nobre exemplo de um fiel chefe de família e ele nos deu um exemplo da inquestionável obediência que todos deveriam prestar. Aquele que abençoa o justo disse de Abraão: 'Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele.' Gênesis 18:19. Eles observarão o caminho do Senhor para fazer justiça e juízo. Não proferirão palavras de hipocrisia e engano. Não negligenciarão os depósitos sagrados. ...

Tão certo como trabalhamos unidos como Abraão o fez, recebemos também o elogio do Céu. Abraão foi, de uma maneira destacada, escolhido para trilhar o caminho do Senhor, governando sua família pelas influências conjuntas da autoridade e afeição. O Senhor nos deu regras para obedecer, das quais não pode haver desvio inocente. Fomos comprados por um preço. Fé e obras devem tornar-nos completos em Cristo. Dessa maneira observaremos o caminho do Senhor. Quando o coração é manso e humilde, Deus pode sensibilizar a pessoa. A Palavra de Deus é nossa conselheira. Obedeçamos a seus ensinos".

Olhando Para o Alto [MM 1983, p. 249]

Nenhum comentário:

Postar um comentário